Como atuamos
Nosso trabalho para órgãos públicos vai da descrição do perfil do cargo, com as instituições demandantes, até a entrega de uma lista curta de pessoas candidatas pré-selecionadas com perfil aderente à posição, para que a pessoa gestora do órgão tome a decisão final sobre quem será a liderança selecionada.
Benefícios
Processo de escolha de lideranças qualificado, ágil e transparente
Lideranças alinhadas às competências e desafios da Administração Pública
Melhoria da percepção de valor público para a sociedade
Seleção de Lideranças baseada na capacidade profissional
Processo de escolha de lideranças qualificado, ágil e transparente
Lideranças alinhadas às competências e desafios da Administração Pública
Melhoria da percepção de valor público para a sociedade
Desenvolvimento de Sistema de Alta Direção Pública para o Brasil
Nossos resultados
Pessoas cadastradas no banco de currículos
Seleções realizadas
Lideranças pré-selecionadas
Pessoas nomeadas via processos seletivos
Pessoas cadastradas no banco de currículos
Seleções realizadas
Lideranças pré-selecionadas
Pessoas nomeadas via processos seletivos
*Dados atualizados em jul/2023
Nossa metodologia
Entenda a metodologia de seleção de lideranças baseada na avaliação de competências comportamentais.
Modelos de adesão
Órgãos federais, estados e municípios podem aderir ao Programa.
A adesão e permanência são voluntárias e o Programa conta com um sistema de financiamento das seleções pela Enap.
Conheça as duas modalidades disponíveis:
- Perfil do cargo
- Recrutamento e pré-seleção
- Escolha e nomeação
- Relatório final
- Governo Federal, estados e municípios
Ver mais
Ofertada para cargos com perfil de direção, assessoramento e execução de políticas públicas. Possibilidade de financiamento para adesão mínima de 10 cargos, ao longo de um ano.
- Adesão Padrão +
- Acordo de resultados
- Acompanhamento das entregas
- Desenvolvimento
- Governo Federal
Ver mais
Órgãos optantes por esta modalidade terão o programa financiado integralmente pela Enap.
Modalidade exclusiva para Administração Pública Federal, para cargos de direção e equivalentes (DAS 4 e 5) com perfil de direção e execução de políticas públicas.
Visite nossos cursos para Altos Executivos.
Dúvidas gerais
São processos de recrutamento e pré-seleção realizados pela Enap desde 2019 para a ocupação de cargos ou funções de liderança. Com metodologias inovadoras e alinhadas às melhores práticas internacionais, a Enap atrai, seleciona e faz o match entre os melhores profissionais e as posições estratégicas de governo, em processos seletivos com equilíbrio entre competência e confiança.
Os processos de recrutamento e pré-seleção da Enap avaliam as competências comportamentais essenciais para lideranças no serviço público e valorizam a trajetória diversa das pessoas candidatas.
São elegíveis aos processos de de recrutamento e pré-seleção
- cargos de primeiro e segundo nível hierárquico (DAS 4 e 5, de direção, e equivalentes) de órgãos ou entidades do poder público, ou suas unidades administrativas, cujas atribuições digam respeito a funções exclusivas de direção;
- cargos de terceiro nível hierárquico (DAS 3 de direção, e equivalentes) e cargos de assessoramento (DAS 3, 4 ou 5, e equivalentes). No entanto, a conformação da lista curta de pessoas candidatas pré-selecionadas se dará exclusivamente a partir do Banco de Perfis.
Para ter acesso aos serviços de recrutamento e pré-seleção de lideranças, é necessário aderir ao Programa Líderes que Transformam, na modalidade de adesão padrão ou complementar. Conheça o modelo de adesão nas diretrizes do serviço.
O serviço prestado depende da modalidade de adesão ao Programa Líderes que Transformam.
A adesão padrão contempla as etapas de “definição de perfil”, “recrutamento e pré-seleção”, “escolha e nomeação” e “relatório final dos resultados” e pode ser escolhida por instituições federais e subnacionais.
A adesão complementar contempla todas as etapas do modelo padrão e inclui etapas adicionais, representativas dos Sistemas de Alta Direção Públicos: “celebração de um acordo de resultados”, “ações orientadas a seu acompanhamento”, e, ainda, ao “desenvolvimento das lideranças selecionadas”. Essa modalidade é exclusiva para instituições do Governo Federal.
Não. Concursos públicos são realizados para ocupação de cargos efetivos permanentes ou temporários na administração pública, em qualquer esfera de governo (Decreto nº 9.739/2019).
Os processos seletivos executados pela Enap têm foco em cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração (Decreto nº 9.727/2019). São regidos também pelos regulamentos das seleções, com divulgações e etapas publicizadas no Portal da Enap.
Órgãos do Poder Executivo do Governo Federal, e suas vinculadas, além de órgãos e entidades subnacionais dos estados e municípios brasileiros podem aderir ao Programa Líderes que Transformam e ter acesso ao serviço.
Órgãos e entidades subnacionais poderão solicitar a adesão ao Programa desde que a adesão contemple um número mínimo de 10 cargos. Caberá à Enap avaliar o perfil de cargos subnacionais elegíveis. Os estados e municípios poderão aderir ao modelo apenas na modalidade padrão.
Tendo em vista a natureza de livre nomeação e exoneração dos cargos e funções, a escolha final do candidato é ato discricionário da autoridade demandante.
Por esse motivo, após o processo de recrutamento e pré-seleção conduzidos pela Enap, os candidatos aprovados são submetidos a uma etapa técnica com o demandante da vaga para definição final da pessoa selecionada.